NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) institui as condições mínimas para a prevenção de acidentes e doenças de trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os seguimentos.

Circuito Plano Zero para adequação NR 12

  • Análise de risco

A Plano Zero a fim de proporcionar segurança adequada à operação de seus clientes, deixa explícito que não é satisfatório apenas atender as exigências da NR 12. É imperativo o acolhimento das normas nacionais e internacionais aplicáveis para aferir detalhadamente todos os riscos associados com máquinas ou equipamentos.

Algumas das normas geralmente necessárias para serem aplicadas à maioria das máquinas são:

ABNT NBR ISO 12100

ABNT NBR NM 272

ABNT NBR NM 273

ABNT NBR 13759

ABNT NBR NM ISO 13852

ABNT NBR NM ISO 13853

ABNT NBR NM ISO 13854

ABNT NBR 14153

ABNT NBR 14154

Além das normas supracitadas, máquinas movidas a eletricidade devem estar em conformidade com a IEC 60204-1; máquinas com um sistema pneumático devem estar em conformidade com a ABNT NBR ISO 4414; e aquelas com um sistema hidráulico devem estar em conformidade com a ISO 4413.

Algumas máquinas, como prensas mecânicas, prensas excêntricas e injetores, também têm normas específicas que devem ser consideradas.

Para determinar corretamente quais normas devem ser avaliadas em conjunto com a NR 12, é necessário realizar a Análise de Risco e rever todas as normas aplicáveis.

A NR 12 baseou-se na diretiva de máquinas 2006/42/CE; no entanto isso não significa que máquinas em conformidade com a legislação europeia (marcação CE) cumprirão automaticamente com a NR 12. Existem alguns aspectos técnicos diferentes que devem ser avaliados, tais como requisitos de documentação, aplicação de normas e, especialmente, certificações que verificam os sistemas de segurança da máquina.

  • Análise e Laudo de Conformidade

 

Mediante ao estudo de Análise de risco, a Plano Zero, realiza “in Loco” a análise de conformidade sob as diretrizes da NR 12 e demais normas relevantes à ocasião. Com tudo, tem-se a geração do Laudo de Conformidade, o qual apontará todas as divergências técnicas e administrativas, para que possa realizar a adequação a NR 12, ou se for o caso, a realização do Projeto de Retrofitting.

  • Book técnico NR 12 para máquinas e equipamentos

 

A Plano Zero elabora toda a documentação exigida na NR 12, compilada no que se chama de “Book Técnico”. Mais do que elaborar, é ministrado o treinamento exclusivo para gestão da documentação, bem como a sua implantação na rotina operacional.

Estar preparado para possíveis inspeções dos Auditores Fiscais do Trabalho, proporcionado a segurança da sua equipe, são os objetivos da Plano Zero, em face aos seus serviços correlatos.

 

  • Implantação e Adequação de Máquinas a NR 12

Se após o estudo realizado para a emissão do Atestado de Conformidade, forem encontradas anomalias que impossibilitam a sua emissão, a Plano Zero propõe-se ao gerenciamento da implantação dos sistemas de segurança determinados na Análise de Risco, através do Projeto de retrofitting, ou simplesmente para adequação das máquinas a NR 12.

Os serviços Plano Zero têm, como premissa o atendimento à legislação, assim como os objetivos dos clientes, visando o cumprimento dos prazos colocados, asseverando a qualidade e otmizando custos.

A implantação dos sistemas de segurança:

    1. Seleção e apresentação da metodologia
    2. Cronograma de implantação.
    3. Seleção das tecnologias aplicáveis
    4.  Planejamento de aquisições.
    5. Assessoria na seleção técnica dos fornecedores.
    6. Especificação dos materiais e equipamentos.
    7. Gestão de contratos.
    8. Supervisão global da implantação dos sistemas de segurança nas máquinas.
    9. Gerenciamento e supervisão dos serviços contratados.
  • Atestado de conformidade NR 12 – Inspeção e avaliação de máquinas e equipamentos

Tranquilidade para você e sua empresa

São apurados e avaliados todos os pré-requisitos da NR 12 e de normas correspondentes, através de inspeção, medição, teste ou avaliação de documentação técnica.

Quando todos os requisitos da NR 12 forem atendidos a Plano Zero enuncia um Atestado de Conformidade NR 12 para o requerente, válido apenas para máquinas e equipamentos avaliados, rastreável pelo número do processo e número de série da máquina.

A emissão do Atestado de Conformidade NR 12 é dependente às evidências de que todos os requisitos (projetos, fabricação, instalação, manutenção e documentação) foram avaliados pela Plano Zero e atendem à norma vigente.

Abordagem da avaliação para a emissão do atestado de conformidade:

  1. Inicialmente levanta-se os documentos gerados pelo fabricante, manuais, projetos e análise de risco da máquina ou do equipamento, dentre outros documentos;
  2. Os profissionais da Plano Zero, especialistas em NR 12, averiguam a aplicabilidade das normas e legislações brasileiras adicionais. Caso não se enquadram, tomam como referência normas internacionais (ISO e/ou IEC). Padrões regionais, tais como UL, EN, DIN, etc. não são opcionais;
  3. Admitidas as normas aplicáveis, realizamos uma inspeção de conformidade completa das máquinas ou equipamentos e revisamos a documentação;
  4. Toda a documentação técnica deve advir da revisão final efetivada localmente no Brasil e deve ser exibida em língua portuguesa;
  5. A Plano Zero divulga e emite o Atestado de Conformidade NR 12 exclusivamente para o item inspecionado e se cumpridos todos os requisitos da normativa.

Este atestado é válido apenas para o produto apreciado na inspeção, identificado pelo modelo e número de série ou pelo número no formato da Plano Zero.

Marca da Plano Zero para máquinas e equipamentos que atendem aos requisitos da inspeção

 

  • Projeto de situação de máquinas e equipamentos

Segundo a Norma Regulamentadora nº 12, o empregador deve manter o inventário atualizado das máquinas e equipamentos.

A Plano Zero predispõe de profissionais habilitados, com experiência em plantas fabris, com conhecimento técnico e organizacional necessários a atender as demandas das normas e diretrizes do cliente.

O inventário de máquinas Plano Zero é dividido pelas etapas:

  1. Elaboração de planta baixa com a localização das máquinas e equipamentos.
  2. Categorização da máquina por tipo.
  3. Classificação da máquina por capacidade.
  4. Elaboração e tipificação de códigos para identificação.
  5. Apontamento dos sistemas de segurança.

NR 13 –  Caldeiras, vasos de pressão e tubulações pressurizadas

No tocante a sistemas pressurizados a Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) do MTE, nos coloca os requisitos mínimos para a instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores, nas fazes de projeto e utilização.

A Plano Zero, através da experiência de seus profissionais nos diversos setores da indústria nacional, proporciona serviços confiáveis de inspeção, avaliação e treinamento para que sua empresa e suas máquinas estejam alinhadas às exigências legais da NR 13, bem como a segurança de sua equipe e clientes.