O planejamento é senão um dos alicerces da boa engenharia, é parte vital e indissociável de qualquer projeto, processo ou atividade, desde as mais banais até as extremamente complexas. Pode ser definido como o ato de traçar um plano ou roteiro a ser executado em determinado empreendimento, realizado tipicamente em etapas, com um objetivo a ser atingido.

A Plano Zero, no âmbito do planejamento e da avaliação, projeta seus conhecimentos técnicos a orientar a sua empresa e o seu negócio em aquisições ou “retrofitting” de máquinas ou sistemas produtivos, na gestão da terceirização de serviços especializados, na gestão executiva de projetos e obras industriais, bem como na implantação da cultura organizacional da manutenção como Classe Manual.

  • Projeto de retrofitting

A Plano Zero elabora o estudo de “retrofitting” e o memorial técnico descritivo de execução, analisando o custo, propondo tecnologias e criando critérios de equalização para seleção de fornecedores aptos ao trabalho de implantação da solução.

O retrofitting (reforma) em equipamentos, máquinas ou sistemas é um procedimento de modernização, efetivo e com custo inferior ao de novas aquisições. Não se trata de uma simples melhoria, mas de atualizações tecnológicas, visto que a evolução proposta se converte em diversos benefícios:

  • Aumento da produtividade
  • Redução dos períodos de inatividade
  • Redução de riscos
  • Recursos de programação mais simples
  • Garantia de eventuais peças de reposição por um longo período
  • Possibilidade de integração em rede
  • Retorno rápido e garantido do investimento
  • Alternativa para novos investimentos

No retrofitting são mantidas as propriedades fundamentais do equipamento, eliminando desgastes, substituindo peças danificadas, executando nova pintura, reavaliando itens de segurança e, principalmente, trocando os componentes eletroeletrônicos e acionamentos ultrapassados por outros de última geração.

O retrofitting é a alternativa ideal para empresas que precisam manter seus equipamentos confiáveis, modernos e produtivos

  • Gerenciamento de Aquisições

As empresas devem trabalhar no que elas fazem de melhor e deixar as demais áreas para profissionais e empresas especialistas. Conforme disse, Tom Peters: “Do what you do best and outsource the rest.”

Para aquisições de sistemas produtivos ou máquinas, a Plano Zero elabora o estudo de viabilidade, o planejamento de aquisições, bem como o seu memorial descritivo e assessora a compra, a fabricação, realiza o FAT (teste de aceitação na fábrica) e a implantação da solução.

O gerenciamento das aquisições é uma das áreas mais importantes dentro do projeto, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

A Plano Zero em seu plano de aquisições promove a interação e a sinergia entre as áreas clientes do projeto, como os setores da produção e da manutenção dentre outras, no intuito de estabelecer critérios relevantes a atender as expectativas em todas as fazes da aquisição até o “ramp up”. Essas são ações que a Plano Zero denomina como a “Entrega Perfeira”.

Para o Guia PMBOK, o gerenciamento das aquisições inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

A Plano Zero concorda que um dos principais elementos das aquisições é o contrato, estando esse embasado em um bem elaborado memorial técnico descritível, documentos legais entre comprador e fornecedor que descrevem um acordo mútuo gerando obrigações técnicas e legais entre as partes.

Fatores decisivos para o sucesso da aquisição gerida pelos profissionais da Plano Zero

  1. Definição da matriz de responsabilidade
  2. SOW – Statement of work (Definição clara do que será comprado)
  3. Promoção da sinergia entre os clientes do projeto
  4. Restrições do projeto (prazo, custo, …)
  1. Análise de make-or-buy
  2. Documento de solicitação de aquisição com critérios claros e objetivos para seleção dos fornecedores
  3. Revisão do tipo de contrato e cláusulas contratuais para mitigar os riscos
  4. Transparência do Processo de Seleção de Fornecedores
  • Gestão executiva de projetos e obras industriais

A Plano Zero propõe-se à consultoria e engenharia especializada em gestão executiva para projetos industriais e comerciais, empregando na execução de seus trabalhos as melhores práticas e conceitos preconizados pelo “PMI – Project Management Institute”. A eficácia da Plano Zero é referendada pelos seus profissionais, onde os mesmos apresentam em sua trajetória, gestão de grandes obras nos seguimentos da indústria alimentícia, envase e transporte de Gás LP, entre outras.

Durante a implantação, um empreendimento demanda uma gestão ativa, que proporcione métodos e técnicas para aferir e retificar trajetórias, prevenindo que ocorram anomalias irreversíveis.

A Plano Zero oferece os serviços específicos, para assessorar seus clientes no gerenciamento e controle de seus projetos.

  1. Planejamento detalhado de obras
  2. Metodologia operacional
  3. Controle de desempenho de obras
  4. Estudos técnicos para viabilidade de empreendimentos
  5. Orçamento de obras – planejamento e custos
  6. Gerenciamento de aquisições
  7. Elaboração de editais para aquisições (memoriais técnicos descritivos)
  8. Gerenciamento e fiscalização de obras
  9. Medições do avanço cronológico: físico e financeiro
  10. Assessoria técnicas em negociações de obras e contratos
  11. Gestão executiva integrada de obras – engenharia, planejamento e custos
  12. Arbitragem de contratos

O Gerenciamento de Projetos da Plano Zero, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas multidisciplinares para a execução eficiente e eficaz. Trata-se como a competência estratégica para organizações,

permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e, assim, melhor competir em seus mercados.

  • Gestão executiva da Engenharia de Manutenção

A Plano Zero ressalta a importância de fatores como liderança e cultura no âmbito da gestão da manutenção de ativos. Destaca que o sucesso da engenharia de manutenção deve, principalmente, a visão da manutenção como estratégia do negócio e a disciplina que resulta em alta performance.

Dentro do complexo contexto da implantação da Cultura Organizacional, a Plano Zero elenca a gestão da manutenção dos ativos, como a base para diversas etapas da nova cultura.

Conhecendo essa importância, a Plano Zero disponibiliza seus serviços na otimização dos processos relacionados a Engenharia de Manutenção:

  1. Estudo conceitual para otimização da estrutura da organizacional da manutenção.
  2. Acessoria na seleção e implantação de um ERP (Enterprise Resource Planning) para a manutenção.
  3. Elaboração e estudo da Matriz de Criticidade.
  4. Elaboaração do Mapa de Prioridades.
  5. Elaboração dos IDM´s (Indicadores de Desenvolvimento da Manutenção).
  6. Elaboaração dos Planos de Inspeção e de Manutenção.
  7. Implantação dos conceitos, para elaboração do RAF (Relatório de Análise das Falhas) de equipamento.
  8. Estimativa dos custos de manutenção e avaliação de alternativas.
  9. Acessoria na previsão de necessidades de peças sobresselentes.
  10. Avaliação das necessidades de novas tecnologias e estabelecimento de programas de renovação.
  11. Gestão de projetos aos programas de renovação de tecnologias.
  12. Gestão e implantação do PCM (Planejamento e Controle da Manutenção).
  13. Gestão e implantação do TPM (Total Productive Maintenance).
  14. Planejamento para nacionalização de peças.
  15. Planejamento e alocação otimizada dos recursos humanos e tecnológicos da manutenção.